
Menu

Dias
Horas
Minutos
Segundos
Uma videodança solo de Nathália Moura, artista goiana, professora, bailarina, coreógrafa e produtora, que leva a dança viva em seu corpo, como expressão de alma em suas potencialidades femininas.
Nathalia Moura
artista | professora | coreógrafa | produtora
Expressando o feminino em múltiplas artes
Goiana de nascimento, viajante por paixão, artista pelo chamado de alma e investigadora do feminino por habitar um corpo-alma de mulher dançante em meio uma sociedade ainda tão patriarcal.
Iniciei minha primeira formação de dança aos 14 anos de idade e me dediquei ao desenvolvimento técnico-didático em modalidades de Dança de Salão, Forró, Samba, Zouk Brasileiro e outras, associadas a práticas de desenvolvimento corporal como Ballet, Contato e Improvisação, Profilaxia do Movimento.
Enquanto professora, coreógrafa e produtora, produzi e ministrei formações por mais de 15 países e, atualmente, firmo raízes na Chapada dos Veadeiros, interior de Goiás.
Dedico-me hoje, à integração da DANÇA com os elementos da natureza cíclica do Feminino e à ancestralidade do Movimento para criação de jornadas de DESPERTAR DO MOVIMENTO FEMININO. E ao desenvolvimento artístico com criações coreográficas e montagem de espetáculos de dança com fogo, em apresentações solo e em grupo.



A TRANSMUTAÇÃO PELA EXPRESSÃO ARTÍSTICA DO FEMININO
De minhas próprias memórias, me movi por territórios corpo-adentro, para mapear esse aprisionamento sentido, enquanto bailarina e enquanto mulher, mesmo em um corpo dançante. Nesta investigação me vi frente a frente com o reflexo dos ambientes de dança que passei, tão impregnados de um machismo disfarçado de técnicas de dança, que ali me foi revelado.
De impulso me joguei na busca por minha libertação e no caminho, nos vi, juntas!
Assim, a CHAMA se acendeu!
Uma videodança autoral, que tem como fio condutor a passagem transcendente do corpo de mulher, aprisionado por padrões culturais de uma sociedade machista e patriarcal, para a sua libertação através dos movimentos da DANÇA e a transmutação do elemento FOGO.
O fogo convida a chama para dançar, e nessa combinação de energia vital e criativa, a libertação acontece: a mulher reencontra, aceita e integra seus movimentos femininos, circulares, repletos de ondas e sensualidade.
Essa descoberta da minha própria chama interior, como artista, me revelou esse chamado ancestral para me reposicionar como MULHER, dançarina do meu próprio corpo e de minhas vontades, reivindicando o direito à feminilidade, para que essa CHAMA se acenda, não somente por mim, mas por TODAS AS MULHERES.

O DESPERTAR DO FEMININO ATRAVÉS DA DANÇA
A dança me acompanha desde sempre e após essa trajetória artística nacional e internacional, sigo em minhas investigações sobre a potência que é a conexão com o próprio movimento na potência do habitar-se mulher.
Do meu corpo movente, minhas ritualidades criativas e vontades de romper com as amarras guardadas pelas lembranças compartilhadas em território dançantes ou socializantes, que outrora feriram o âmago de ser quem sou: transbordo. Meu corpo vira arte - de expressão e transmutação, de vozes e sentires silenciados, não somente meu, mas de tantas outras que experienciam o devir-mulher.
Através da minha pesquisa pessoal e do acompanhamento de muitas mulheres que se propuseram a também navegar em si, percebi aquilo que tanto nos era comum, no processo de descoberta daquilo que nos move. Eram almas sedentas pela liberdade de ser, que ao tomar o movimento de volta para si, desabrocharam artistas que não conheciam.
Esse é um chamado convite, a todas e todos que desejam cair em si, ao relembrar da força e potência do feminino que em ti habita.


Videodança artístico, poético e autoral, onde trago reflexões profundas sobre o universo feminino em contraponto à opressão que o machismo estrutural, tão presente na vida de milhões de mulheres, para te inspirar nessa investigação e libertação de imposições memórias retidas em nossos corpos.
TRILHA SONORA
Além da coreografia, toda a trilha sonora foi desenvolvida de forma autoral, sendo uma composição em parceria entre Nathalia Moura e Conrado Pera.
Uma criação que surgiu a partir da união entre uma poesia de Nathália Moura e a estrutura de movimentos criados para a coreografia do vídeo-dança, e os ritmos e sonoridades foram agregados.
Conrado Pera compôs as harmonias, melodias e fez a gravação dos instrumentos.
Assim nasceu a trilha sonora, composta pela voz de Nathália Moura na poesia e em outros elementos melódicos ao longo do som.

FICHA TÉCNICA
Criação - Nathália Moura Direção Geral - Nathália Moura Direção de Fotografia - Ester de Maria e Guily Machovec Trilha Sonora Original - Conrado Pera Composição de Poesia/Canto - Nathália Moura Assistente de Câmera - Sergio Makari Produção Executiva - Alexandra Ferreira Pedroso Assistente de Produção - Victória Rosa Assistente de Produção 2 - Pedrin Drone - Samuel Corni Produção Geral - Nathália Moura Cabelo/Maquiagem - Keth Figurino - Damas de Espadas Assistente de Fogo - Ian Vexani Coreografia/Atriz/Bailarina - Nathália Moura Direção de Ensaio - Rosa Aline Colaboração Dança Afro - Adriana Castellanos Preparação Física - Bryza Teles Espaço de Ensaio - Teatro a Barca Coração Alimentação - Márcia Neres Designer Gráfico - Conrado Pera WebDesigner - Pedro Victor Comunicação - Julia Guerreiro, Natália Carneiro e Nathália Moura Montagem/Finalização - Conrado Pera


LANÇAMENTO OFICIAL CHAMA
DIA 25 DE NOVEMBRO NO YOUTUBE
INSCREVA-SE NO CANAL PARA ASSISTIR O LANÇAMENTO:








